quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

CLUBES DO FUTEBOL CAMPISTA



Infelizmente, os nossos antepassados não se preocuparam em deixar registrado para a posteridade os acontecimentos de sua época, brindando com essas informações as novas gerações. Por esse motivo, temos vários clubes praticamente sem vestígios de sua existência e possivelmente tenham existido alguns que nem o seu nome conste aqui.
Durante o trabalho de pesquisa encontramos pelo menos nomes de clubes, alguns com o ano de fundação e em poucos casos, peculiaridades sobre eles, desses atores que foram os desbravadores do futebol campista.
Aqui estão relacionados todos os clubes que, pelo menos uma vez, jogaram no campeonato campista organizado pela Liga, ou por entidade correspondente: Internacional , Aliança Foot Ball Club , Americano, Goytacaz, Campos Atlético Associação, América , Rio Branco, Fla-Flu, Paladino, XV de Novembro , Luso Brasileiro, Aliança do Queimado, Atlético, Itatiaia, Sapucaia, Cambaíba, São José, São João, Paraíso de Tocos, Leopoldina , Industrial, Municipal, Futurista Futebol Clube, Vesúvio e Lacerda Sobrinho .
Podemos deixar aqui registrada a existência de alguns times que não chegaram à era do profissionalismo, tendo a maior parte deles encerrado as suas atividades antes, outros optando por permanecerem no amadorismo. Outro fato pitoresco do futebol local foi marcado pela existência de times avulsos, isto é, aqueles que não disputavam o campeonato campista propriamente dito, participavam somente de jogos amistosos e torneios regionais. São os casos de alguns desses times: Democrata, São Cristóvão , Fluminense, Sírio e Libanês , Atlético Campista F.C. , Brazil F.C. , Elite, Palmeiras , Apolo, Corintiano , Madureira, Comercial , Clube Atlético Campista , Atlético Futebol Clube , York Foot Ball Club , Baroneza Football Club , Barão F. C. .
Também foram encontrados registros dos times, que em sua maioria formados por trabalhadores de usinas e moradores dos distritos, mas que não chegaram a disputar o campeonato oficial, participando somente de torneios amadores. Muitos são da primeira fase do futebol, que vai da sua origem até o profissionalismo, em 1952. Outros são da era profissional, mas se mantiveram no amadorismo e quase todos já não existem mais, ou existem como times amadores. São eles: Pinheiro Machado (Santo Amaro), União e Aliança (Queimado), Ypiranga (Morro do Coco), Atlético (Goytacazes), Santo Antônio (Beco), Martins Laje (Martins Laje), Rio Preto (Morangaba), Palmeiras e Liberal (Cambaíba), Tamandaré (Santa Maria), Santa Cruz (Santa Cruz), Nacional (Saturnino Braga), Comercial (Conselheiro Josino), Ururaí e União de Ururaí (Ururaí), Cruzeiro (Poço Gordo), Estrela (Ponta da Cruz), Santo Eduardo , Esporte Clube Italva (do então distrito de Italva, que se emancipou de Campos em 1986) e Cardoso Moreira Futebol Clube (o distrito também obteve a sua emancipação político administrativa em 1989) .
Abaixo segue o histórico dos principais clubes que existiram na cidade de Campos dos Goytacazes. Infelizmente não foi possível conseguir relacionar todos, devido a não conservação documental do ocorrido no passado. Segue uma pequena passagem da gloriosa história dos clubes.

6 comentários:

  1. Meu amigo, sempre que alguém faz uma matéria como a sua que resgasta o passado, me dá a certeza que podemos melhorar o presente e ter uma colheita de fartura no futuro.
    Gostaria de saber se vc não tem escudos antigos de campos, pois eu vetorizo. Se quiser, vc me passa eu vetorizo e mando para vc. Ficaria bonito o seu site.
    Se quiser é só entrar em contato (sergiomellojornalismo@msn.com)
    Um abraço
    Sérgio

    ResponderExcluir
  2. alguem tiver mais informações destes clubes antigos ou ate mesmos os recentes (escudos-fundação-etc)entre em contato comigo: ligacampistaddesportos@hotmail.com (leo)

    ResponderExcluir
  3. sou neto de orlando cobian e gostaria de ver alguma foto obrigado

    ResponderExcluir
  4. Caro Autor,

    Gostei muito do histórico desses Clubes, contudo, acho que faltaram mais informações, em meados da década de 70, período em que Goytacaz e Americano entravam para disputa do Carioca.
    Neste período, houve um grande esforço da LCD para promoção do Futebol Campista e diversos Clubes Amadores tiveram grande influência na valorização dos Profissionais, participando da Taça Cidade de Campos.
    Exemplo: o Sport Club União de Ururaí foi Tri Campeão Campista Amador (73,74 e 75) e participou de algumas Taças Cidade de Campos, bem como outros Clubes Amadores que mereceriam citação.
    Tais evidências, poderiam ser resgatadas, através dos arquivos do Jornal Monitor Campista, que na época, dava grande cobertura, na pessoa do Jornalista Wenes Barros.
    Parabéns pelo trabalho.

    Abraço

    Jayme J.R.Filho

    ResponderExcluir
  5. Pessoal, estou fazendo um trabalho de resgate de times, escudos, fotos, campeoes e vices, qualquer informação antiga, por favor me contactar, tenho varias informações tambem, me ajuda ae, qualquer informação ajuda

    ResponderExcluir