quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

INDÚSTRIAL - O GÊNIO COMEÇOU NA LAPA


O Industrial foi uma das grandes forças do esporte campista, fundado em 25 de agosto de 1912, sendo um dos pioneiros do futebol da cidade. Formado por funcionários da antiga Fábrica de Tecidos Industrial Campista, fundada em 12 de março de 1885 pelo empresário portugês, Francisco Ferreira Saturnino Braga, situada no bairro da Lapa, teve seu campo no início da Rua do Gás, onde era o campo do Goytacaz, já que este se mudaria para a mesma rua, onde ergueu o Estádio Ary de Oliveira e Souza.
Devido ao grande número de funcionários da fábrica, o industrial nunca teve maiores dificuldades para armar suas equipes, possuiu também um time de futebol feminino, em 1931, uma grande equipe de vôlei e memoráveis times de basquete.
Assim como ocorria com os times oriundos das usinas de açúcar, o industrial também dependia muito do gosto do proprietário ou de gerentes para com os esportes, pois variava de tempos em tempos o apoio às equipes, podendo até mesmo acarretar a desativação dos times, quando o “homem forte” da empresa não era simpático aos esportes.
Foi nas divisões de base do Industrial, de onde o garoto Waldir Pereira saiu para o Clube Esportivo Rio Branco, iniciando a sua brilhante carreira que o faria ficar mundialmente conhecido como Didi, o gênio da “folha seca”.
Com o fim da fábrica, o time entrou em decadência, fechando logo em seguida suas portas, mas deixando sua história na memória de todos os que acompanharam a era de ouro do futebol de Campos e tem na lembrança a grande potência esportiva que foi o Industrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário