quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

O FORTE E VALENTE CAMBAIBA


O Esporte Clube Cambaíba surgiu da união entre dois times de futebol formado por trabalhadores da Indústria Açucareira de Cambaíba, o Palmeiras e o Liberal Futebol Clube, em 27 de agosto de 1930.
Na época da fundação do clube, a usina, distante 12 km da zona urbana de Campos, pertencia ao então Deputado Federal Luís Guaraná, que a vendeu, depois, ao industrial Hely Ribeiro Gomes, ex-campeão de natação e um apaixonado pelos esportes em geral, que logo se entusiasmou com o clube e o apoiou irrestritamente.
Apesar de ter sido fundado em 1930, somente em 1966 o azul e branco se filiou à liga Campista de Desportos, passando a disputar os campeonatos por ela organizados. Naquela época o patrono do time fez o clube todo se remodelar, mandando ampliar as dimensões do antigo campo para a máxima permitida, oficialmente e construindo banheiros, vestiários, cabines para a imprensa, sem contar com o sempre perfeito estado do gramado.
O estádio, batizado com o seu nome foi inaugurado em 01 de maio de 1966, quando foi realizada uma grande festa que durou o dia inteiro e contou com milhares de participantes, começando pela manhã, com desfiles de cães, saltos de pára-quedas e uma missa campal. À tarde ocorreram duas partidas: os reservas do Cambaíba venceram por 5 x 0 o time do Estrela, de Ponta da Cruz e, depois, a equipe principal enfrentou e perdeu por 1 x 0 para o forte time do Goytacaz. Mas o clima era de festa e ao chegar à noite, houve grande festa com barraquinhas tendo Hely Ribeiro Gomes comprado dez mil refrigerantes, dois sacos de farinha, um caminhão de laranjas e mandou abater quatro bois para um animado churrasco que durou até o amanhecer.
O Esporte Clube Cambaíba sempre contou com boas equipes, sendo um adversário muito difícil de ser batido, contudo, infelizmente, ele não conseguiu levantar um título do campeonato campista, somente uma Taça Cidade de Campos, em 1975, e o Torneio de Verão, de São João da Barra, realizado na cidade vizinha, em janeiro de 1975, quando venceu o Vesúvio, na final, e ficou com o troféu Cel. Antônio Brandão Siqueira, homenagem ao então Comandante da Polícia Militar do Estado do Rio.
Destacaram-se em suas equipes grandes craques como: Caranguejo, Manoel Benteli, Jair, Paizinho, Joélio, Tomé, Caruso, Tuquinha, Bauí, Lolosa, Aílton, Luís, Vavá, Célio, Adalberto, Pedro Rodrigues, Perácio, Milton, Jorge Ramos, Fefeu, Batista, Nel, entre muitos outros.
O clube teve como presidente os senhores: Benedito Bernardo, José Pereira, Nilton Guaraná, Áureo Machado de Brito, Clemente Alves dos Santos, Rodolfo Grain (61 a 68), Artur Ferreira Machado, Joubert de Andrade Maia, José Geraldo Barbosa Machado, José Lysandro de Albernaz Gomes.
Com o industrial Hely Ribeiro Gomes elegendo-se Deputado Federal, pelo antigo Estado do Rio e posteriormente assumindo o cargo de Vice-Governador, deixou o clube sob o comando de seu filho José Lysandro de Albernaz Gomes, este que foi o grande presidente da história do Cambaíba, contudo faleceu ainda jovem e o clube entrou em decadência, até encerrar as suas atividades esportivas.
Nos dias de hoje, assim, como todos os outros clubes oriundos de usinas, não existem mais no âmbito profissional e só habitam a memória de quem viveu a época áurea do futebol campista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário